24/10/2010

TRABALHANDO COM NÓS E CAMINHOS

A ferramenta Forma é utilizada para manusear os nós de um objeto. Os nós são pequenos quadrados ocos que aparecem no caminho de um objeto depois que ele é desenhado ou após ser selecionado com a ferramenta Forma.
Para utilizar a ferramenta Forma, vá até a Caixa de Ferramentas e clique no ícone "Ferramenta Forma" ou pressione F10.



Quando você clicar na ferramenta Forma, o ponteiro do mouse mudará para uma grande seta negra.  Clique no objeto com essa seta e isso fará aparecer todos os nós do objeto.





Quando você selecionar um nó com a ferramenta Forma, acontecerão várias coisas: o nó mudará de vazio para preto e um ou dois pontos de controle associados ao nó como uma alavanca ficarão visiveis.  Os pontos de controle determinam a curvatura dos segmentos de um caminho. Os níveis são uma representação visual para mostrar quais os pontos de controle estão associados a um determinado nó.

Existem três tipos de nós - Nó suave, nó simétrico e nó cúspide.

NÓ SUAVE
O nó suave é utilizado para criar uma curva sem emendas. Os pontos de controle de um nó suave estão sempre diretamente opostos um ao outro. Se você movimentar um ponto oposto, que está travado em alinhamento com um ponto de controle, este também se move.  As distâncias entre os pontos podem variar. Isso permite encurvar o caminho de um lado do nó de maneira diferente do caminho do outro lado do nó.




NÓ SIMÉTRICO
Um nó simétrico é muito parecido com um nó suave; seus pontos de controle estão sempre em oposição entre si e se você movimentar um ponto de controle, o ponto de controle oposto também se move.
O que há de diferente em um nó simétrico é que os pontos de controle possuem sempre a mesma distância entre um e outro. Isso resulta em uma forma igual dos dois lados do nó.




NÓ CÚSPIDE
Um nó cúspide é utilizado para criar cantos agudos em um caminho. Os pontos de controle do nó cúspide movimentam-se independentemente um do outro. Assim, uma curva que passa por um nó cúspide pode dobrar em um ângulo agudo.



DICA: Se você desenhar um objeto como um círculo ou retângulo, não será capaz de editar seus nós mesmo tendo selecionado-os com a ferramenta Forma. Você notará que os nós selecionados não têm pontos de controle. Você deve então converter o objeto em curvas.
Para conseguir isso, siga estes passos:
1 - Selecione o objeto.
2 - Vá até a Barra de Menus - Organizar - Converter em Curvas ou pressione Ctrl + Q.
3 - Selecione o objeto com a ferramenta Forma (F10). Note que agora os pontos de controle estão disponíveis.
Veja abaixo a descrição da Barra de Propriedades da Ferramenta Forma.



Nenhum comentário: