CRIANDO UM CARTÃO DE VISITA - NÍVEL BASICO


Vamos criar um cartão de visita.  Quando terminado, ele ficará assim:


Neste primeiro trabalho você aprenderá a usar:

Ferramenta Retângulo
Ferramenta Seleção
Comando Mover
Comando Redimensionar
Entrar com dimensões exatas através do teclado
Preenchimento sólido
Ferramenta Texto
Troca e redimensionamento de fonte
Alinhamento de objetos
Inserir símbolo
Preenchimento Gradiente
Salvar
Exportar
Publicar em PDF
Imprimir

1 - Clique em Ferramenta Retângulo na Caixa de Ferramentas ou pressione F6 para selecionar a Ferramenta Retângulo.




2 - Clique e arraste o ponteiro do mouse em qualquer lugar da página de desenho.  Solte o botão do mouse e você obterá um objeto semelhante a este:


3 - Estes oito quadrados pretos ao redor do objeto - as alças - indicam que ele está selecionado. Posicione o ponteiro do mouse na alça de um dos cantos para alterar proporcionalmente as dimensões do objeto. Arraste a alça da direita ou da esquerda para deixar o objeto mais largo ou estreito. Arraste a alça superior ou inferior para modificar a altura do objeto. 
O "X" no centro do objeto permite move-lo facilmente.
Para tirar a seleção, clique em qualquer ponto fora do objeto ou pressione Esc. Para voltar a selecionar o objeto novamente, clique em qualquer ponto dentro do objeto ou sobre a borda do mesmo.

4 - Estando o objeto selecionado, note que suas dimensões aparecem na Barra de Propriedades:


Você pode, através desta caixa, entrar com as reais dimensões do cartão de visita que é geralmente 95 mm de largura por 55 mm de altura.  Posicione o ponteiro do mouse por sobre esses valores até que o campo se torne azul. Entre então com os novos valores e em seguida pressione Enter. Agora o retângulo está com as dimensões exatas.

DICA - Se os valores na Barra de Propriedades aparecerem em polegadas, você pode facilmente mudar para milímetros.



Dê um duplo clique na palavra polegadas que aparece na régua horizontal , no canto superior direito.  Isso abrirá a caixa de configurações das réguas. Agora você pode fazer a mudança para milímetros no local apropriado.  Clique OK para fechar a Caixa de Configurações.

5 - Vamos agora aplicar um preenchimento provisório no retângulo. Para isso, basta que você selecione o retângulo e em seguida clique em uma cor na paleta de cores à direita da área de trabalho





6 - Crie outro retângulo com a mesma largura do primeiro e com 20 mm de altura.  Preencha-o com a cor amarela e posicione-o sobre o primeiro retângulo.


DICA - Você pode alinhar com precisão os dois retângulos. Para conseguir isso, siga estes passos:

a) Selecione o retângulo menor.
b) Pressione e segure a tecla Shift e selecione o retângulo maior. Agora você tem os dois objetos selecionados.
c) Pressione a tecla "C". Este comando alinha horizontalmente os dois objetos.


7 - Para adicionalr texto ao cartão de visita, clique na ferramenta Texto na caixa de ferramentas ou pressione F8. 


Com a Ferramenta Texto selecionada, clique em qualquer lugar da página de desenho e digite o texto: CatDog.


Por padrão, o Corel utiliza a fonte Arial de 24 pontos na cor preta.  Se o texto estiver selecionado, essas informações são mostradas na Barra de Propriedades:


Troque a fonte Arial pela AvantGard clicando na seta da Caixa de Fontes. Este comando mostrará todas as fontes instaladas no Windows.


Localiza a fonte AvantGarde Md BT na lista e clique nela. Pronto, a troca já foi feita. Ainda com o texto selecionado, clique na cor vermelha na Paleta de Cores para trocar o preenchimento. Em seguida, sobreponha o ponteiro do mouse na alça de um dos cantos e modifique o tamanho do texto.
Agora mova o texto até o centro do retângulo amarelo. Pressione e segure a tecla Shift e selecione o retângulo amarelo. Pressione a tecla "C". Este comando alinhará horizontalmente o texto no retângulo. Repita estas operações com o restante do texto do cartão de visita.


8 - Você pode adicionar em seu trabalho um tipo simples de imagem chamado símbolo de caractere.  Para inserir um símbolo de caractere, pressione Ctrl+F11 para abrir a janela de encaixe "Inserir Caractere".




Clique na seta da Caixa de Temas e selecione "Milestones".
Utilize a Barra de Rolagem para visualizar todos os itens da lista.  Localize a imagem do cão, clique e arraste para a página de desenho. Com a imagem selecionada, aplique um preenchimento preto e em seguida, arraste a imagem até o cartão de visita redimensionando-a para um tamanho ideal. Faça o mesmo com a imagem do gato.
Abra novamente a janela Inserir Caractere (Ctrl+F11) e selecione o tema "Wingdings".
Localize a imagem do telefone, arraste-a para junto do número de telefone no cartão, redimensione-a e mude o preenchimento para a cor vermelha.


9 - Vamos agora substituir o preenchimento sólido laranja do fundo do cartão de visita por um preenchimento gradiente. Para fazer isso, siga estes passos:
a) Selecione o retângulo laranja.
b) Selecione a ferramenta "Preenchimento Interativo na Caixa de Ferramentas ou pressione a tecla "G".
DICA - Note que existe um pequeno triângulo preto no canto inferior direito dos ícones da Caixa de Ferramentas. Clique nele e mais ferramentas se tornarão disponíveis.



c) Com a ferramenta Preenchimento Interativo selecionada, aparecerá a Barra de Propriedades de preenchimento gradiente.


d) Agora faça as seguintes modificações na Barra de Propriedades:
Na caixa de opções, selecione "linear".
Na caixa da primeira cor, mude a cor laranja para a cor vermelha.
Na caixa da segunda cor, mude a cor branca para a cor amarela.
Com estas modificações, você obterá este resultado:


e) Para finalizar, clique no quadrado da cor de início e arraste-o para a parte de cima do cartão. Em seguida, mova o quadrado da cor de término para a parte de baixo do cartão, alinhando os dois quadrados verticalmente.

O trabalho de criação do cartão de visita está concluído.



EXERCÍCIOS
Neste tutorial você aprendeu a usar algumas ferramentas básicas do CorelDRAW.  Depois de montar o cartão de visita seguindo as instruções passo a passo, pratique criando com o CorelDRAW outros modelos de cartões de visita; modifique as cores, os dizeres, os desenhos, as fontes, os preenchimentos.
Você pode também produzir panfletos, folders, rótulos, cartazes, etiquetas, modelos de placas e painéis, e tudo que você imaginar.
Exercite sua criatividade, pratique com dedicação e procure memorizar os comandos, os atalhos do teclado e as dicas. Se você fizer isso, nunca mais irá esquecer estes procedimentos e em  pouco tempo estará dominando o CorelDRAW, criando desenhos fantásticos rapidamente.

Aí vai uma lista de atalhos do teclado:

F6 - Ferramenta Retângulo
F8 - Ferramenta Texto
C - Alinha objetos horizontalmente
G - Ferramenta Preenchimento Gradiente
Ctrl+F11 - Janela de encaixe "Inserir Símbolo de Caractere"
ESC - Tira a seleção de um objeto