29/10/2010

FERRAMENTA BÉZIER

Com a Ferramenta Bézier, você pode desenhar com precisão curvas suaves, nó a nó. À medida que cada nó é criado, você pode controlar a curvatura da linha manipulando os pontos de controle do nó.
Para desenhar com a Ferramenta Bézier:
1 - Selecione a Ferramenta Bézier na Caixa de Ferramentas.



2 - Clique no local onde você deseja inserir o primeiro nó.
3 - Clique onde você quer colocar o segundo nó e assim sucessivamente.  Se você pretende aplicar um preenchimento no desenho, crie então um objeto fechado. Para conseguir isso, basta dar o último clique do mouse sobre o primeiro nó inserido.



Observe que o desenho foi composto apenas por linhas retas.  Você pode transforma-las em linhas curvas precisas editando o desenho, utilizando para isso a Ferramenta Forma.
Para editar um desenho com a Ferramenta Forma, siga estes passos:
1 - Selecione o desenho.
2 - Vá até a Caixa de Ferramentas e clique no ícone "Ferramenta Forma" ou pressione F10.
3 - Selecione um nó com a Ferramenta Forma  e observe a Barra de Propriedades da ferramenta Forma. Veja que o ícone "Converter linha em curva" está disponível. Clique nele e isso fará aparecer pontos de controle no seguimento de linha do desenho. Arraste a linha ou um dos pontos de controle com o mouse para encurvar a linha.
Quando você ficar satisfeito com a curvatura da linha, selecione o nó seguinte e repita a operação. Procedendo assim, você obterá um desenho perfeito rapidamente.



Veja aqui como utilizar todos os recursos de edição de nós disponíveis na Barra de Propriedades da Ferramenta Forma.



1 - MODO DE SELEÇÃO - Escolha aqui a forma da janela de seleção entre Retangular e Mão Livre.
2 - Este ícone adiciona um novo nó no caminho. Clique com  a ferramenta Forma no lugar onde você quer inserir um nó e em seguida clique neste ícone. Alternativamente você pode dar um duplo clique com a ferramenta Forma sobre o caminho e um nó será inserido.
3 - Este ícone exclui um nó do caminho. Selecione o nó e em seguida clique neste ícone ou pressione a tecla Delete.
4 - JUNÇÃO DE DOIS NÓS - Selecione os dois nós a serem unidos e em seguida clique neste ícone.
5 - QUEBRAR CURVA - Selecione um nó e clique neste ícone. Isso quebrará a curva.
6 - CONVERTER CURVA EM LINHA - Transforma um curva em uma linha reta.
7 - CONVERTER LINHA EM CURVA - Transforma uma linha reta em uma curva.
8 - TORNAR NÓ CÚSPIDE - Transforma um nó suave ou simétrico em um nó cúspide.
9 - TORNAR NÓ SUAVE - Transforma um nó cúspide ou simétrico em um nó suave.
10 -  TORNAR NÓ SIMÉTRICO - Transforma um nó cúspide ou suave em um nó simétrico.



11 - INVERTER DIREÇÃO DA CURVA - Quando você seleciona um nó com a ferramenta Forma, por padrão o Corel aplica a curvatura no segmento de reta que está no sentido anti-horário. Às vezes, é interessante inverter este sentido, passando de anti-horário para horário. 
Clique neste ícone para conseguir isso.
12 - ESTENDER CURVA OU LINHA PARA FECHAR - Selecione um desenho aberto e clique neste ícone para fecha-lo. 
13 - EXTRAIR SUB CAMINHO - Apaga o sub caminho entre dois nós selecionados.
14 - CURVA DE FECHAMENTO AUTOMÁTICO - Fecha automaticamente um desenho aberto.
15 - ESTICAR E FAZER ESCALA DE NÓS - Amplia ou reduz proporcionalmente os nós selecionados de um desenho.
16 - GIRAR E INCLINAR NÓS.
17 - ALINHAR NÓS - Alinha os nós selecionados na vertical ou na horizontal . Clique neste ícone e uma caixa de diálogo se abrirá perguntando em qual das duas posições você deseja alinhar.
18 - REFLETE OS NÓS HORIZONTALMENTE.
19 - REFLETE OS NÓS VERTICALMENTE.
20 - MODO ELÁSTICO - Estica ou encolhe os nós selecionados.
21 - SELECIONAR TODOS OS NÓS.
22 - REDUZIR O NÚMERO DE NÓS SELECIONADOS.
23 - SUAVIDADE DA CURVA - Torna mais suave uma curva muito irregular.

28/10/2010

LINHAS E CURVAS

Corel Draw oferece quatro ferramentas para desenhar linhas e curvas.



A ferramenta Mão Livre é fácil de usar porque opera como um lápis sobre papel. À medida que você arrasta, ela cria curvas e linhas, repetindo os movimentos do mouse. Inicialmente, suas linhas poderão parecer grosseiras, mas você pode melhorá-las utilizando a ferramenta Forma.
Para desenhar uma linha reta:
1 - Selecione a ferramenta Mão Livre na Caixa de Ferramentas ou pressione F5.
2 - Clique no lugar onde você quer iniciar a linha.
3 - Clique onde você quer terminar a linha.

Para desenhar uma linha curva:
1 - Selecione a Ferramenta Mão Livre na Caixa de Ferramentas.
2 - Posicione a ferramenta onde você quer iniciar a curva.
3 - Pressione o botão esquerdo do mouse e arraste-o como faria com um lápis sobre papel, para criar a curva. Solte o botão do mouse quando terminar.



DICA: Você pode apagar parte de uma linha ao desenhar.
1 - Sem soltar o botão do mouse e interromper a linha que você está desenhando, pressione e segure a tecla Shift.
2 - Arraste a ferramenta Mão Livre para trás pela linha que você já desenhou.
3 - Solte a tecla Shift quando terminar de apagar, mas não solte o botão do mouse e retome o desenho da linha.

24/10/2010

TRABALHANDO COM NÓS E CAMINHOS

A ferramenta Forma é utilizada para manusear os nós de um objeto. Os nós são pequenos quadrados ocos que aparecem no caminho de um objeto depois que ele é desenhado ou após ser selecionado com a ferramenta Forma.
Para utilizar a ferramenta Forma, vá até a Caixa de Ferramentas e clique no ícone "Ferramenta Forma" ou pressione F10.



Quando você clicar na ferramenta Forma, o ponteiro do mouse mudará para uma grande seta negra.  Clique no objeto com essa seta e isso fará aparecer todos os nós do objeto.





Quando você selecionar um nó com a ferramenta Forma, acontecerão várias coisas: o nó mudará de vazio para preto e um ou dois pontos de controle associados ao nó como uma alavanca ficarão visiveis.  Os pontos de controle determinam a curvatura dos segmentos de um caminho. Os níveis são uma representação visual para mostrar quais os pontos de controle estão associados a um determinado nó.

Existem três tipos de nós - Nó suave, nó simétrico e nó cúspide.

NÓ SUAVE
O nó suave é utilizado para criar uma curva sem emendas. Os pontos de controle de um nó suave estão sempre diretamente opostos um ao outro. Se você movimentar um ponto oposto, que está travado em alinhamento com um ponto de controle, este também se move.  As distâncias entre os pontos podem variar. Isso permite encurvar o caminho de um lado do nó de maneira diferente do caminho do outro lado do nó.




NÓ SIMÉTRICO
Um nó simétrico é muito parecido com um nó suave; seus pontos de controle estão sempre em oposição entre si e se você movimentar um ponto de controle, o ponto de controle oposto também se move.
O que há de diferente em um nó simétrico é que os pontos de controle possuem sempre a mesma distância entre um e outro. Isso resulta em uma forma igual dos dois lados do nó.




NÓ CÚSPIDE
Um nó cúspide é utilizado para criar cantos agudos em um caminho. Os pontos de controle do nó cúspide movimentam-se independentemente um do outro. Assim, uma curva que passa por um nó cúspide pode dobrar em um ângulo agudo.



DICA: Se você desenhar um objeto como um círculo ou retângulo, não será capaz de editar seus nós mesmo tendo selecionado-os com a ferramenta Forma. Você notará que os nós selecionados não têm pontos de controle. Você deve então converter o objeto em curvas.
Para conseguir isso, siga estes passos:
1 - Selecione o objeto.
2 - Vá até a Barra de Menus - Organizar - Converter em Curvas ou pressione Ctrl + Q.
3 - Selecione o objeto com a ferramenta Forma (F10). Note que agora os pontos de controle estão disponíveis.
Veja abaixo a descrição da Barra de Propriedades da Ferramenta Forma.



23/10/2010

EFEITOS ESPECIAIS 6 - DISTORÇÃO INTERATIVA

A ferramenta "Distorção Interativa permite aplicar ao objeto modificações radicais em sua forma. Com isso você pode dispor de várias opções de modelagem do objeto.






Esta é a Barra de Propriedades da ferramenta Distorção Interativa.








Veja aqui alguns exemplos de distorção aplicados a objetos.















EFEITOS ESPECIAIS 5 - SOMBREAMENTO INTERATIVO

A Ferramenta Sombreamento Interativo aplica ao objeto uma sombra realista que pode ter vários parâmetros mudados permitindo que você obtenha o resultado esperado.
Esta é a Barra de Propriedades da Ferramenta Sombreamento Interativo:










Para aplicar sombreamento em um objeto:
1 - Importe uma imagem clip-art ou digite uma palavra e aplique um preenchimento.
2 - Vá até a caixa de Ferramentas e clique no ícone "Ferramenta Sombreamento interativo".  Isso abrirá a Barra de Propriedades da ferramenta Sombreamento Interativo.










Veja abaixo alguns objetos com sombreamento interativo aplicado.







22/10/2010

EFEITOS ESPECIAIS 4 - EXTRUSÃO E CHANFRADURA

Quando você aplica a ferramenta Extrusão em um objeto, você obtem um um efeito de profundidade que atribui ao objeto uma aparência 3D.
A ferramenta Chanfradura suaviza as arestas do objeto dando-lhe um aspecto arredondado.
A barra de propriedades da ferramenta Extrusão permite a alteração de vários parâmetros do efeito Extrusão.
Veja abaixo a Barra de Propriedades da ferramenta Extrusão.






  Para aplicar extrusão em um objeto, siga estes passos:
1 - Digite uma palavra e aplique um preenchimento vermelho e um contorno preto.








2 - Com a palavra selecionada, vá até a Caixa de Ferramentas e clique no ícone "Ferramenta de Extrusão Interativa" para abrir a Barra de Propriedades da Ferramenta Extrusão Interativa.






3 - Mova o ponteiro do mouse até sobre o objeto; clique e arraste para cima. Isso fará aparecer o "X" que marca o ponto de fuga da extrusão. Mova esse "X" até conseguir a extrusão desejada.


4 - Na Barra de Propriedades, clique na caixa "Cor" expandindo-a.
Na caixa "Para" mude para a cor amarela.










5 - Clique na caixa "Usar preenchimento do objeto" para conseguir este resultado:










6 - Clique na caixa "Usar cor sólida" e obtenha este efeito:










Vamos agora aplicar chanfraduras no objeto a fim de ressaltar ainda mais o efeito 3D.
Para isso, siga estes passos:
1 - Após aplicar extrusão ao objeto, clique na caixa "Chanfradura" para expandi-la. 
2 - Marque a caixa "Usar chanfradura" e aumente o valor que aparece na caixa "Profundidade da Chanfradura"














Alternativamente você pode marcar a caixa "Mostrar apenas chanfradura" para remover a extrusão.








Se você clicar na caixa "Extrusão de Rotação" na Barra de Propriedades da ferramenta Extrusão, você conseguirá girar tridimensionalmente o objeto em qualquer direção.






Veja alguns exemplos de resultados conseguidos mudando-se os parâmetros da extrusão do objeto.







17/10/2010

EFEITOS ESPECIAIS 3 - CONTORNO INTERATIVO

A ferramenta Contorno Interativo possibilita você a mudar vários parâmetros do contorno do objeto, permitindo assim a criação de efeitos especiais interessantes rapidamente.
Veja abaixo a Barra de Propriedades da Ferramenta Contorno Interativo.



Para aplicar ao objeto um contorno de apenas uma etapa, siga estes passos:
1 - Digite uma palavra, aplique um preenchimento na cor vermelha, aplique também um contorno na cor vermelha.




2 - Vá até a Caixa de Ferramentas e clique no ícone "Ferramenta Contorno Interativo".



Esse comando abrirá a Barra de Propriedades da Ferramenta Contorno Interativo.



a) Clique na caixa Externo.
b) Na caixa Etapas de Contorno, digite o valor 1.
c) Na caixa Deslocamento de Contorno, digite 2,5.
d) Clique na caixa Cores de Contorno Lineares.
e) Na caixa Cor de Contorno, mude para a cor preta.
f) Na caixa Cor de Preenchimento, mude para a cor branca.

Este é um contorno de apenas uma etapa:





3 - Você pode aplicar um efeito gradiente no contorno do objeto.
Para conseguir isso, siga essa sequência de procedimentos:
a) Digite uma palavra e aplique um preenchimento amarelo.
b) Aplique um contorno azul.
c) Clique na caixa Externo.
d) Na caixa Etapas de Contorno, digite 8.
e) Na caixa Deslocamento de Contorno, digite 0,5.
f) Clique na caixa Cores de Contorno Lineares.



4 - Você conseguirá um efeito que simula alto relevo no objeto apenas mudando os parâmetros do contorno.
Para isso, siga estes passos:
a) Digite uma palavra e aplique um preenchimento e um contorno na cor azul.
b) Clique na caixa Para o Centro.
c) Na caixa Deslocamento de Contorno, digite 0,5.
d) Clique na caixa Cores de Contorno Lineares.
e) Na caixa Cor de Contorno, mude para a cor branca.
f) Na caixa Cor de Preenchimento, mude para a cor branca.




16/10/2010

EFEITOS ESPECIAIS 2 - ADICIONAR PERSPECTIVA

Com a ferramenta "Adicionar Perspectiva" você pode acrescentar profundidade aos seus desenhos, tornando-os muito mais destacados.
Para adicionar perspectiva em um objeto, proceda da seguinte forma:


1 - Digite e selecione uma palavra.




2 - Vá até a Barra de Menus  -  Efeitos  -  Adicionar Perspectiva.
Mova os nós que aparecem nos quatro cantos do objeto até atingir o aspecto desejado.






Se o desenho for composto por mais de um objeto, você deverá agrupa-los antes de adicionar perspectiva.
3 - Você pode produzir facilmente um efeito de sombra em perspectiva no seu desenho em perspectiva.
Para conseguir isso, siga esses passos:
a) Selecione o objeto ao qual foi aplicado o efeito perspectiva.
b) Pressione a tecla "+" do teclado numérico para tirar uma cópia.
c) Aplique um preenchimento na cor preta nesta cópia.
d) Pressione Shift + Page Down para passar a cópia preta para trás do objeto vermelho.
e) Ainda com a cópia selecionada, vá até a Barra de Menus  -  Efeitos  -  Adicionar Perspectiva. Agora mova os nós de perspectiva até a cópia adquirir o aspecto de sombra.







Asim como o efeito envelope, a ferramenta "Adicionar Perspectiva" pode ser usada em vários objetos simultaneamente.  Isso é muito util quando você necessita adicionar perspectiva em um layout de uma placa ou painel publicitário por exemplo.


1 - Monte o desenho composto por vários objetos, selecione e agrupe-os pressionando as teclas Ctrl + G.






2 - Agora adicione perspectiva e mova os nós de perspectiva convenientemente.










Desenhe um tetângulo na parte superior do desenho, adicione-lhe perspectiva, mova os nós de perspectiva até que o retângulo coincida com a perspectiva do desenho do painel. Repita o mesmo procedimento na lateral.